É muito comum as pessoas ainda terem um certo tipo de dúvida e insegurança, sobre os seus rituais, se estará fazendo algo certo ou completo, e caso não o faça, se isso poderá prejudicar ou até tornar ineficaz uma operação mágica, por isso deixarei aqui um resumo, de praticamente as principais etapas para a realização de um ritual, para a invocação e evocação de um espírito:
ETAPA 1
A primeira etapa se resume em fazer a escolha exata e mais precisa do espírito, que irá te auxiliar a alcançar o seu resultado, para isso, você precisará acessar o máximo de informações que conseguir encontrar sobre o espírito, normalmente no próprio grimório onde se ensina como trabalhar com os espíritos, pode possuir uma descrição sobre ele e sobre suas principais habilidades. Então por exemplo, se você deseja ajuda ou resolver uma situação que esteja ligado a área de amor e relacionamentos, você consequentemente irá selecionar os espíritos que estejam ligados a área dos sentimentos e que possam causar o amor ou a boa impressão, da mesma forma, pode ter alguns auxiliares que ajudem a resolver questões como a reputação ou então a arte da comunicação e da persuasão por exemplo.
ETAPA 2
Depois que foi feito a escolha do espírito, será necessário escolher o dia e hora da operação, pois isso também é importante, quando é um caso urgente, você não precisará muitas vezes esperar um dia específico, mas normalmente rituais não devem ser feitos em casos de urgência e por pessoas sem o preparo para lidar com eventuais ''problemas''. Por esse motivo, a escolha do dia e hora se faz muito importante, ainda usando o exemplo da área de amor e relacionamento, muitos dos dias da semana se tornam úteis para determinadas situações no amor , porém as preferidas normalmente são terça feira e sexta feira, pois o astro regente de terça é marte, muito bom para conquistas e sexo por exemplo, e sexta feira o astro regente é vênus, muito bom para amor e bons relacionamento, algo mais suave.
ETAPA 3
Agora que já temos qual espírito será usado e também a semana, dia e hora de sua evocação, entraremos numa etapa de preparação fundamental do corpo e espírito do mago ou bruxa. Nessa etapa, você poderá tirar alguns dias para fazer meditações, preces, limpezas, banimentos, jejuns e pequenas invocações.
Normalmente a maioria dos grimórios entra em um consenso de se preparar por até 3 dias antes de fazer o ritual, porém isso ainda pode ser muito para as pessoas de hoje em dia, normalmente eu costumo usar apenas 1 dia antes do ritual e já se torna suficiente, mas se você tiver tempo e puder fazer os 3 dias completos, será melhor.
Durante esse período, você poderá entrar em um jejum agressivo, bebendo apenas bastante água, mas caso fique muito fraco, você poderá comer normalmente, porém evitando carnes e comidas que demorem muito tempo para a digestão, algumas horas antes do trabalho, seu corpo e mente precisam estar ''purificados'' e limpos de qualquer coisa que pode atrapalhar, mas isso levará uma publicação futura a parte.
ETAPA 4
Depois dos preparativos fundamentais, entramos na montagem e confecção do altar, você precisará ter um espaço e privacidade para a realização do trabalho, de preferência que você esteja em um cômodo a parte, que não use um cômodo de sua casa, onde as pessoas visitem ou costumem dormir, normalmente você terá um espaço próprio somente para a realização dos trabalhos.
Você não deverá ser incomodado ou interrompido durante um trabalho, é sensato que as pessoas não te ouçam ou fiquem curiosas sobre o que está fazendo, pois boa parte das conjurações você precisará falar em voz alta e de comando, prepare um altar simples e objetivo, com os materiais e oferendas necessários e o deixe organizado para o dia da invocação e evocação.
ETAPA 5
Outro ponto interessante, é que você deverá se lembrar, se o que você está pedindo, você não está tendo total capacidade para resolver sozinho, ou seja, caso seja um problema ou uma situação ruim, mas que você tem praticamente toda a capacidade de resolver sozinho, não existirá a necessidade de você chamar a atenção e ocupar a espiritualidade para isso, existem alguns espíritos que observam isso, então vale a pena ficar atento.
Nessa etapa, você precisará elaborar um plano de como agir mediante os resultados ou falhas do trabalho, nesse momento a inteligência e conhecimento se fazem muito importante, de nada adiantará você fazer um trabalho para a conquista de um objetivo, se você não souber interpretar os sinais e também os resultados, da mesma forma, caso você esteja agindo de forma imatura ou insensata, o resultado não irá durar muito em sua mão, então nessa etapa, planeje bem o que vai fazer e esteja certo de como agir e se comportar para fazer com que o possível resultado do trabalho dure o máximo possível.
ETAPA 6
Aqui entramos mediante a consulta oracular, que se faz muito importante, você já poderá saber com uma certa precedência, se o seu ritual e o seu pedido será aceito mediante uma consulta com os oráculos, seja usando o tarot ou então outra ferramenta, além disso, você também poderá ter mais informações de como trabalhar e de quais pedidos fazer, pedindo conselhos e informações para os guias e mentores.
Caso envolva terceiros no seu trabalho, você poderá consultar os guias e mentores da pessoa, assim poderá por exemplo, saber sobre seus sentimentos e intenções com precedência e terá mais poder tanto no seu ritual, quanto na busca dos objetivos.
ETAPA 7
Chegou então o dia para a realização do trabalho e você já tem as principais ferramentas para o ritual, consideramos aqui que você já está calmo e tranquilo, que consegue mentalmente observar os caminhos e todas as oportunidades e vias de manifestação para o seu pedido, seu corpo, mente e espírito estão em uníssono e purificados para a operação, seu altar já está pronto, você já tem toda segurança e informação dos oráculos, guias e mentores, você já sabe o dia e hora, seguindo a base astrológica. Durante o ritual, caso você seja um principiante, deverá fazer e seguir tudo que está nos grimórios, da forma mais original possível, fazendo adaptações em raríssimas exceções, a partir desse ponto, preocupações desnecessárias não devem fazer parte do seu trabalho, você deve estar nas suas invocações e evocações, se sentindo, como se teu pedido já estivesse sendo realizado naquele momento, que os espíritos e elementos já estão trabalhando a seu favor e seu resultado será garantido (mesmo que não seja no futuro). Aqui medo, insegurança e o ''talvez'' não devem fazer parte do seu ser, o sentimento deverá ser de vitória e segurança, a sensação será de que você já tem os resultados em mãos, precisa apenas que a espiritualidade o manifeste em todas as vias possíveis e você, fazendo sua parte obviamente. - John