Existem muitas pessoas com a sensação e com o sentimento de terem sido injustiçadas, atacadas ou humilhadas em algum momento de suas vidas, que normalmente envolverá terceiros, muitas vezes, em relacionamentos amorosos, problemas no trabalho, na família ou diretamente de inimigos, é fato, que durante a nossa breve vida e existência, passaremos por algumas situações de certa humilhação, seja ela justificável ou não e iremos desejar a justiça e vingança, o que não tem problema nenhum, mais até que ponto devemos ter controle sobre isso? até que ponto devemos deixar que isso interfira em nossa vida e nossa saúde mental?
Da mesma forma, se fossemos parar a todo momento, para se vingar das pessoas que nos atacaram de alguma forma, gastaríamos uma boa parte de nossa vida, correndo atrás do inalcancável, parando dos seus objetivos importantes, para ''lançar pedras para todo cão que late para você''.
Vejamos um exemplo, onde uma pessoa queria pagar de ''perito'' sobre algum assunto que não dominava, portanto ficava dizendo como um profissional da área, mesmo não tendo o estudo necessário, isso chama-se Sindrome de Drunning Kruger, porém quando essa pessoa vai lidar com um profissional de fato, ela passará vexame, pois perceberá que seus argumentos rasos, não foram suficientes para convencer e debater com a pessoa que de fato, tinha experiência e sabedoria no que dizia, assim a pessoa tende a se sentir humilhada, atacada ou até mesmo sentir que a outra pessoa, tornou-se sua inimiga, vemos isso muito presente em debates pela internet. Podemos observar nesse exemplo que citei, que essa ''humilhação'', tende a trazer uma sabedoria importante para a pessoa, por mais simples que seja:
''Tenha certeza, propriedade e estudo das coisas que diz, se baseando em estudos de profissionais, estatisíticas e esteja sempre com a mente aberta, para aprender novas coisas, o silêncio pode ser valioso, dificlmente aprenderá algo, enquanto fala ou acha que sabe de tudo''.
Mais para muitos, isso já será motivo suficiente para fazer um ritual de magia para destruir ou envergonhar completamente a outra pessoa, mesmo que a outra pessoa, nem sempre a princípio, tinha a intenção de humilhar você, apenas de trazer maior instrução sobre um tema na qual você não domina, a intenção poderia ser boa, ou mesmo que não seja, mesmo que a intenção seja claramente negativa sobre você, dependendo do seu nível de maturidade emocional, mesmo a intenção da pessoa sendo clara em te humilhar ou te desrespeitar, você poderá ver algo ainda mais profundo nisso e aprender com os erros.
Caso a pessoa vá buscar intermédio da espiritualidade, existirão pessoas e espíritos que irão aconselhar a pessoa ter maturidade e deixar essa ''humilhação'' de lado, da mesma forma existirão espíritos mais densos e pesados, que te incentivarão a buscar a sua justiça ou até mesmo vingança, pois muitas vezes, a pessoa em questão, vai querer mais do que fazer com que a outra pessoa, passe apenas também a mesma vergonha, porém uma vergonha ainda maior, trazendo danos ainda maiores, deixando assim de lado a justiça e claramente se tornando uma vingança, pois a justiça funciona quando acontece de forma nivelada, além dela se torna vingança.
Por outro lado, nós vemos também as pessoas que observam que no mundo existem muitas injustiças, muitos crimes e muita violência e com bastante inocência (ou infantilidade), acreditam piamente ter a solução para todos os problemas e injustiças do mundo, de uma forma bastante ''simples''. Ou seja, problemas que acaletam a humanidade por eras e que causam grande mudança e descontrole na humanidade e na civilização, facilmente podem ser resolvidas, por aquela pessoa que tem todas as soluções no papel, ora, é só aplicar isso aqui e o problema será resolvido. Quem nos dera, se fosse tão simples assim.
É fato, que a natureza e o mundo animal, busca um equilibrio, que em muitos aspectos, tende a fugir da ''lógica humana'', e na qual sempre funcionou muito bem, muitos animais e seres, existiam e viviam muito bem, crescendo, expandindo e evoluindo, sem necessariamente o intermédio da humanidade, no geral, não precisavam das pessoas, porém com a influência humana do ''sabemos o que é melhor para tudo e todos'', quantas espécies de animais, plantas e elementos não se tornam cada vez mais extintos? Pois é.
Por esse motivo, as pessoas que tem a solução do mundo e dos problemas na ponta de uma caneta, tem um nível de inocência e de ignorância tão absurdo, que dúvido muito que consigam ter um resultado efetivo na magia para muitas situações, não deixando de lado, a importância sim de rituais de magia para justiça e vingança.
Mas é importante compreender que as coisas não são simples assim, vamos supor que você deseja fazer justiça contra um criminoso ou uma pessoa que tenha cometido algum crime terrível, você acredita que aquela pessoa mereça sofrer e ter a pior punição possível, mas quem deve ditar isso? você?
Ora, mas fulano sofreu muito na mão dessa pessoa, ela merece pagar pelos seus crimes, de fato é algo justo, mas quem garante que essa pessoa já não esteja pagando?
Compreenda, que existem pessoas que vão receber as maiores maldições e tragédias de suas vidas sorrindo, você observará e verá essas pessoas agradecendo pela oportunidade e pelo presente, mal sabendo que aquilo, será sua ruína, o inverso também pode acontecer, uma pessoa entrando em completo desespero, porque algo ruim esta acontecendo, sem se dar conta, que aquela é a oportunidade que sempre desejou, claro que não é em todas situações que isso se aplica, mas de fato, acontecerá diversas vezes em nossas vidas.
É importante compreender, acima de tudo, antes de fazer ritos de justiça e vingança, consultar um oráculo e ver os efeitos que isso pode causar, mesmo que o tolo a príncipio veja que será uma destruição jamais vista e o mesmo pense ''ótimo, quanto pior, melhor'', embebido pela raiva e por um falso senso de justiça, acreditando que esta fazendo algo puro e que por isso, merece os aplausos e toda a atenção da espiritualidade, pois acredita ser muito virtuosa e que esta fazendo a coisa certa, porém mal sabe que em muitas situações, além de possívelmente impedir a pessoa de evoluir e aprender, ainda causará efeitos não somente no alvo, mais também nas pessoas ao redor, nos seus familiares, na sua linhagem genética e ainda mais, até mesmo afetando a justiça terrena e espiritual, trazendo muito mais dor, sofrimento e penalidades do que já se tinha antes.
Muitas vezes, você observará em meio a uma consulta oracular por exemplo, que já esta sendo feito ali uma justiça divina sobre a situação, seja por conta própria ou porque tiveram outras pessoas, que seja por meio da justiça terrena por mais falha que seja, ou até mesmo porque outras pessoas fizeram seus jejuns, suas preces, suas orações, suas promessas... Mesmo que você não entenda a justiça divina e todos os acontecimentos, é simples, você não precisa entender, o plano espiritual onde existem as questãos do karma e da justiça, não tendem a se importar se você entendeu ou não, achou justo ou não, é algo maior do que você.
No geral, a maior recomendação da espiritualidade para a grande maioria dos casos, na qual você sofreu algum tipo de humilhação ou problema é:
''Amadureça, coisas ruins acontecem com pessoas boas e coisas boas acontecem com pessoas ruins, este mundo é assim, aprenda e esqueça''.
Claro, que não estou dizendo para você não procurar a justiça ou denunciar algum crime, o que estou dizendo é simples, a maioria das pessoas que procuram a magia e espiritualidade para destruir a vida de alguém por causa de alguma mentira, traição ou porque acreditam terem sido injustiçadas, na grande maioria das vezes, é algo totalmente esquecível, é algo em que muito provavelmente, o alvo em questão pagará por isso, mais cedo ou mais tarde.
Ficar remoendo isso, esperando alguém se prejudicar ou pagar pelo que fez, provavelmente fará muito mais mal a pessoa que fez o ritual, do que ao alvo em si, porque o alvo muitas vezes não está ciente daquilo de forma espiritual e profunda, mais você sim, portanto a realidade estará muito mais presente para você, do que para o outro.
Em suma, o mundo é injusto em muitos aspectos, principalmente usando a ''lógica humana'', seria muito simples se as pessoas que fizessem coisas boas, sempre tivesse boas recompensas e as pessoas que fizessem coisas más, sempre tivessem apenas coisas ruins, isso tiraria totalmente a virtuosidade das coisas, onde uma pessoa sem se importar com nada disso, faria o bem, garantido de sua generosa recompensa, mas é perceptível, que a ''bondade humana'', muitas vezes disfarçada de puro egoísmo, mostra não somente a sua própria raça, mas também aos animais, os elementos, vegetais, minerais, na qual tende a ser muito mais prejudicial, do que de fato ajudar. As coisas tendem a funcionar bem sozinhas, sem a interferência da humanidade dando seus pítacos.
Uma outra problemática, é o fato de que a natureza dos animais e humana é violenta, isso faz parte do instinto de sobrevivência e algo enraizado em nosso ser, porém essas são coisas naturais e também são divinas, o divino não é somente a paz e a estabilidade, ela também estará presente no caos e na inquietação, portanto utilizar da magia para coisas que são naturais, assim como comer, dormir, guerrear e causar o caos, também fazem parte disso, pedir para que um mago ou um espírito, destrua ou cause mal a alguém, porque na sua concepção limitada houve injustiça, sendo que na prática é apenas um aspecto humano e inerente dele, em alguns casos, é a mesma coisa que pedir para que um humano não seja violento, ele não se alimente, que não durma, que não tenha desejos, portanto uma questão muito importante, é compreender que para coisas naturais, a magia já esta ali presente, provavelmente não tendo muita força além dela.
Mas e se eu desejar forçar? Se eu quiser que uma pessoa perca um atributo natural, como deixar de comer por exemplo? Você até poderá conseguir, sendo assim trabalhos muito obsessivos e com fins trágicos, mas isso provavelmente trará efeitos ainda mais negativos para outras pessoas, inclusive para muitos inocentes e provavelmente até mesmo para si. Como por exemplo, você atacar uma pessoa que não esta bem e que tem comportamentos violentos, fazendo ela se tornar ainda mais violenta e obsessiva, causando ainda mais caos e dor, inclusive com pessoas e com muitos outros inocentes, ou seja, você fez algo acreditando e esperando o bem e aquilo gerou algo extremamente negativo na vida de outras pessoas.
Portanto por mais clichê que seja, de fato a melhor justiça e a melhor vingança, é a sua vitória sobre determinada situação, sem a necessidade de ver diretamente a situação ou fulano de dando mal ou não, por pior que alguém seja em uma sociedade, por mais que na sua concepção ''limitada'', aquela pessoa não tem nenhuma utilidade fazendo aquilo, você deve saber e entender que aquela pessoa tem um propósito, mesmo que não faça sentido na sua cabeça ou na sua vida, mesmo que seja um propósito, na qual não temos todas as informações ou entendimento, sobre os efeitos daquilo. Um caso onde acontece um assassinato, pode trazer muito mais justiça e atenção das pessoas, que se não tivesse acontecido exatamente daquela forma, jamais teria trazido tal reflexão e tal mudança nas leis ou na percepção do povo.
Agora que esses detalhes foram bem explicados, e espero que agora, você compreenda que a grande maioria das pessoas, que buscam intermédio espiritual para algo desse tipo, no final das contas só desejam alimentar o seu ego ou seu falso ''senso de justiça'', ou estão com seu ego ferido ou não compreendem como as coisas realmente funcionam, existem de fato, pessoas que merecem justiça e vingança, não porque te humilhou em público ou porque fugiu com um amante, mas porque a justiça humana é falha, e a pessoa pode sair impune por seus crimes e viver boa parte da sua vida bem, enquanto a vida de outras pessoas, foram completamente destruídas e nunca mais serão a mesma de antes. Aqui nesses raros casos, não teve absolutamente nada de bom de fato.
Nesse caso, seria ainda mais interessante, auxiliar essas pessoas por meio de preces, orações e ritos, para ajuda-las a se reerguer e viver a sua vida como podem, me refiro especificamente as vítimas, porém dependendo da sua compaixão, até mesmo do possívelmente criminoso, auxiliando elas a se livrar dos seus traumas e medos assim que possível, porém existem sim trabalhos e espíritos, que podem certificar de fazer a pessoa pagar pelos seus crimes e que de prefência, você não esteja embebido de raiva ou ódio durante esse processo, mas compreendendo de uma forma lógica e fria, que a pessoa não pagou de fato, devidamente na justiça humana, pagará também numa justiça maior, na justiça divina.
O fato é, se algo esta acontecendo, é porque provavelmente esta acontecendo por um motivo, que muitas vezes pode fugir de sua compreensão, de uma utopia de um mundo perfeito, mais o mundo não gira ao seu redor, interferir nisso, pode gerar complicações ainda maiores, afetando pessoas que antes não teriam sido afetadas sem seu intermédio, novamente, observe se realmente o que acontecerá é justiça e se isso já não está encaminhado para acontecer na vida do mesmo.
Lembre-se que em uma utopia, se a maioria das pessoas, tivessem total domínio e controle sobre suas vidas, no sentido de que se desejassem algo, tivesse no dia seguinte, no sentido de que pudessem aplicar na vida do outro, o que elas acham que é de fato, o melhor, provavelmente a humanidade já estaria em ruinas, aquele que mais deseja controlar a sua vida e a dos outros, é que a na grande maioria das vezes, tem menos responsabilidade e capacidade para isso.
- John